top of page

Temperatura alta é mesmo um problema?

Bom dia, hoje vamos falar sobre uma das coisas que vocês mas gostam, temperatura.

Primeiro de tudo esquentar é um problema? depende, seu processador esta entregando quanto de tdp? e quanto de frequência?

No exemplo acima, podemos ve que o notebook esta com todos os núcleos no máximo ou seja 4.2 GHZ consumindo 30.0w , Batendo 85 graus então tudo esta normal, ele esta esquentando? sim mas 85 graus pro que ele ta entregando é uma temperatura até muito boa, mas claro tudo depende do jogo em questão e no que o jogo foca.

No Back4blood ele entrega 3.6 ghz em 30.0w com 83 graus, pq nao ta entregando mais frequência? pq o jogo não esta pedindo, porem o que faz a temperatura não ser tao menor quanto o exemplo do diablo 3, simplesmente é pq o jogo usa todas as ferramentas que seu processador tem, nem sempre vc terá clocks altos em jogos, as vezes o jogo usa alguma outra técnica, por exemplo o fato do diablo ta consumindo 4.2 é porque apenas 2 nucleos estão em 100% o resto não, logo o processador entrega mais frequência por esta com menos núcleos usados.

Pra quem não sabe as specs do core i5 10300H são essas :

Qual o lance? o clock base é de 2.5 ghz podendo chegar a 4.5 ghz via turbo, mas qual a pegadinha? apenas 1 núcleo do processador bate os 4.5ghz e apenas 2 núcleos batem 4.3ghz, quando utilizamos todos os núcleos ele crava no máximo 4.0ghz, por isso falei que depende do jogo, tem jogos que usam mais núcleos outros usam maiores frequências.


Entendendo isso, podemos partir para o principal de hoje, temperaturas.

Bom, se o seu processador esta entregando tudo que ele pode e a temperatura esta batendo seus 90 a 95 graus, não se desespere isso faz parte do projeto dele, no site da intel tem a temperatura limite do processador, esse chamado por Tjunction.

Como podemos vê acima, 100 Graus é a temperatura máxima que o core i5 10300H pode receber, então estando abaixo disso tudo é considerado normal.

Claro que o ideal é ter uma boa margem de distancia para o limite, mas o próprio notebook tem uma proteção chamada Prochot onde por padrão quando atingir 95 graus, ele ira ativar a proteção e baixar o clock e rendimento do processador para evitar os 100graus.

Por isso temperatura em notebook gamer, não é tão desesperador o notebook tem uma proteção contra queimas, Além de ter uma temperatura limite onde dificilmente você conseguira atingir.


Qual o principal motivo de tanto aquecimento?


Bom um dos principais motivos, com certeza é o fato do dissipador do processador ser unido ao dissipador da placa de vídeo, logo se a placa de video esquenta ela também estará esquentando o processador.

A refrigeração compartilhada é um dos maiores problemas, Por isso eu sempre recomendo undervolt na placa de video, quanto menos sua placa esquentar, menos o processador esquentará.

Agora lembrando a todos, estamos falando de notebook gamer, ele tem proteção e tem peças que aguentam as altas temperaturas, tudo isso não se aplica a notebooks convencional.

Eles não foram feitos pra aguentar altas temperaturas, apenas o processador aguenta o resto não, o maior problema em notebook convencional é o famoso BGA.


Quando as soldas embaixo do processador se quebram e você precisa recolocar tudo, um processo demorado e as vezes muito caro.

Com notebook convencional, eu recomendo fazerem de tudo pra não deixarem ter altas temperaturas, ja notebook gamer como foi dito, não se desesperem.

Entenda existe um custo para se ter um desempenho alto em um aparelho compacto, sempre será a refrigeração e por isso sempre vai esquentar, não existe segredo em notebook gamer se vc quer desempenho vai tem que aguentar a as altas temperaturas.


Por hoje é isso, ate a próxima galera


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page